Nunca inicie um reparo antes da comunicação do sinistro ou da vistoria por parte da Seguradora pois isso acarretará na perda ao direito a indenização conforme está previsto nas “Condições Gerais” da apólice.
No sinistro náutico, pelo volume que representa para as Seguradoras, não é disponibilizado um atendimento 24 horas, muito comum nos sinistros de automóvel. Assim, em caso de sinistro de perda parcial envolvendo a embarcação segurada, são empregados os meios disponíveis para minimizar os prejuízos, o que está amparado pela cobertura de “Assistência e Salvamento” que cobrirá eventuais despesas com o reboque da embarcação para local seguro.
Nos casos de perda total, normalmente representados por incêndio e naufrágio, a principal preocupação é com os ocupantes da embarcação e a salvaguarda da vida humana. É fundamental informar com exatidão o local da ocorrência, importante, inclusive, para evitar outros acidentes ou multas ambientais por derramamento de óleo. Nesses casos, é necessário que seja aberto um inquérito na Capitania dos Portos do local do acidente. A Brancante disponibiliza vários telefones, que são informados no envio da apólice, para contatos mesmo nos finais de semana, quando ocorrem a maioria dos acidentes com embarcações. Recomendamos que eles fiquem em local de fácil acesso.
Após as primeiras medidas de socorro aos ocupantes e tomada as providências de salvaguardar a embarcação, o sinistro deverá ser comunicado de imediato à corretora por meio de telefones ou e-mail.
1. O comunicado escrito deve conter dados da apólice, data, hora, local, e descrição detalhada do acidente;
2. Após recebimento do aviso, o sinistro será comunicado à seguradora e determinado um regulador para realização de vistoria de constatação dos danos ocorridos;
3. O próximo passo é enviar a documentação cadastral do segurado e da embarcação para compor processo;
4. Após perícia a embarcação está liberada para elaboração dos orçamentos de reparos;
5. Após conclusão do processo é emitido o recibo para indenização e reembolso ao segurado;
6. A Brancante Seguros acompanha todas as etapas da regulação, garantindo o cumprimento e o bom andamento do processo.
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